Filolau de Crotona - Cosmologia Filosófica


     Filolau de Crotona foi filósofo pré-socrático pertencente à escola pitagórica. Afirmava que o centro do Universo era fogo. Filolau foi o primeiro pensador que afirmou que a Terra está em movimento. Desenvolveu um sistema ao qual propunha que a Terra girava ao redor do Fogo Central.

     Na antiguidade, sobretudo, para os pitagóricos, o fogo era considerado o elemento mais puro. Entre o Fogo Central e a Terra, existia um outro planeta (invisível) ao qual Filolau denominou de antiterra. O modelo cosmológico de Filolau de Crotona era composto por oito corpos celestes, tais como: Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter e Saturno), além da antiterra, que se movia em órbitas circulares em torno do Fogo Central. Porém, na antiguidade, a Terra não era considerada planeta até então. Os planetas conhecidos, de acordo com a indicação do pensador eram: Júpiter, Saturno, Marte, Mercúrio e Vênus.

     Para Filolau de Crotona a matemática era a área de maior relevância para a produção do conhecimento, pois, segundo ele, “todas as coisas que podemos conhecer contêm número, pois em ele nada pode ser concebido nem conhecido.”







Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAIXE OS NOVOS LIVROS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA ONLINE