História da Filosofia Antiga - pré-socráticos: Tales de Mileto, Anaxímenes e Anaximandro

 




A história da clássica e filosofia ocidental surgiu na Grécia. Naquele tempo, a Grécia não era vista como um país, nação, mas sim um conjunto de cidades-estados, cada qual com suas leis e modos de vida.

Veremos aqui uma lista parcial apenas dos primeiros pensadores do pensamento filosófico antigo, para assim melhor compreensão e entendimento das ideias que serão a base para muitas outras teorias e fundamentações posteriores.


IMAGEM - 01 - MAPA DA GRÉCIA NA ÉPOCA DOS PRÉ-SOCRÁTICOS. Acervo: Ludus Schola




A filosofia permite-nos aguçar o mias abissal de todas as coisas e o mais interessante, que estudando a História do pensamento, podemos aferir a novas ideias que estão em conformidade com a realidade que vivemos. As ideias mais descabidas dos filósofos antigos, pode ser hoje e é como uma lanterna que ilumina nossos passos rumo ao saber, como se nos mostrasse o caminho do obscuro, da porta de acesso aos novos modelos de mundo e construções realísticas, que respondem, inusitadamente, aos problemas ambientais, políticos, financeiros, sociais, educacionais e mudanças climáticas cada vez mais violentas que rondam nossa atualidade.

Portanto, àqueles que buscam aferir conhecimentos sobre esta gama de ideias que está contida nos filósofos pré-socráticos ou naturalistas, preparando-se para o Enem, que em sua maior instância cobra do aluno a dimensão entre essas duas realidades já tratadas. É importante elucidar que tais ideias antigas não é simplesmente perda de tempo ou mera aquisição de saber e cultura, mas fundamenta e explica muitos fatores que moldam a realidade hodierna, também fundamentando as ideias científicas, a aplicação prática do saber e da pesquisa quanto à resolução de conflitos pessoais, pois, o que cabe aqui é sobretudo, compreendermos como seres humanos em processo contínuo de evolução e aprendizado.

Costumeiramente, a História da Filosofia Antiga está subdivida em duas partes. A primeiras corresponde ao período inicial da filosofia ou pré-socrático. Sócrates, contudo, foi um divisor de águas no desenvolver da Filosofia e, por esta razão, para melhor compreensão, se divide os pensadores anteriores e ele, como filósofos naturalistas ou cosmólogos, que visavam encontrar um arché – fundamento – para explicar todas as coisas.

Neste período, sobretudo, pairava o espírito ainda massivo e gritante da égide mítica. Os primeiros pensadores apresentam uma fase de tradição, entre a herança mítica para o nascimento da filosofia, do questionamento racional e pela busca de compreender todas as coisas, ao qual, nesse momento, o homem se encontra capaz de buscar a verdade sem a ajuda dos deuses.

 

 A primeira escola grega ou de pensamento

 

O nascimento da Filosofia ou da arte do pensar não foi um acontecimento da noite para o dia, como num passe de mágica. O processo filosófico demorou muito para se solidificar e mitigar com as raízes mais abstratas e obscuras das explicações míticas.

Entender o pensamento e seu surgimento é tão complexo como entender a própria história da filosofia e o porquê da existência humana. Para reforçar mais esta premissa, como é tratado na obra As origens do pensamento grego, de Jean Pierre Vernant.


IMAGEM 02 -  CAPA: AS ORIGEM DO PENSAMENTO GREGO. Acervo: Biblioteca Ludus Schola.


Nesse viés, entendemos que o nascimento da primeira escola de filosofia ou de pensadores tenta compreender a realidade usando das técnicas e ferramentas da razão. O despertar para a racionalidade, o senso crítico e a busca sem fim pelo saber.

Assim sendo, é conhecida como escola Jónica, a escola ou método de pensar ou de fazer filosofia, que surgiu na Jônia, por voltado século V a.C.

Era necessário descobrir um, princípio que explicasse todas as coisas – em grego, a buscar por um arqué ou arché), que pudesse explicar os fenômenos da natureza – physis. Portanto, os primeiros pensadores da história da filosofia estavam preocupados inicialmente em compreender e desvendar os mistérios da natureza. Também vale ressaltar que o universo e seu funcionamento era motivo de grande interesse entre os filósofos, dando início à compreensão do firmamento ou dos cosmos.

 

Tales de Mileto (fim do século VII – início do século VI a.C)

 

 Considerado o fundador da filosofia ocidental. Muito pouco se sabe sobre sua pessoa, o que pouco que se sabe, que Tales era astrônomo e sabia conduzir navios - carece de fontes. Sua cronologia foi possível ser inserida na história da filosofia antiga graças a predição de um eclipse, que segundo muitos astrônomos, ocorreu por volta do ano de 585 a.C.

Nada resta de seus registros e segundo a Aristóteles, Tales afirmava que a substância primária de todas as coisas, ou seja, o arque, era a água. Tudo é água e o mundo flutuava como um tronco em águas sem fim.

De acordo com tales, circundava e dava apoio à Terra, e desse modo daria origem as demais coisas que existem, como ar, a terra, as rochas e todos os seres que habitam o planeta.

A água, para ele, não deriva de nada, pois deveria se constituir de algo eterno por ter o poder de se transformar em múltiplas coisas; a água seria a origem de tudo, pois, estaria em todos os lugares, e ela, a água seria a causa fundamental da evolução da vida, defendendo a ideia do transformismo, que tudo se origina da água.

Foi ele também quem disse que “todas as coisas estão cheias de deuses”.



IMAGEM 03 - TALES DE MILETO. Criação: Ludus Schola



 


 Anaxímenes (588-524 a.C.)

 

A origem de todas as coisas para Anaxímenes era o ar. Tudo é ar, até mesmo a alma. Para ele, o ar se condensaria e daria origem à água. o que mantinha todas as coisas juntas era o ar, segundo afirmava Anaxímenes, e de acordo como se condensava, dava origem ao vento, depois originava a nuvem, em seguida em água, e por fim em pedras e lamas.

A ideia do fogo estava contida que seria apenas ar rarefeito, sendo que para ele, “a alma é ar, o fogo, ar rarefeito. Quando ar se condensa, transforma-se primeiro em água, depois, condensa-se ainda mais em terra e, por fim, em pedra, lama, etc.”

Anaxímenes afirmava que o ar era a fonte da vida, sendo que todas as pessoas necessitam de ar para viver. Para ele, era os céus que se moviam ao redor da Terra; e pensava que a mesma era achatada e pairava no ar.



IMAGEM 04 - ANAXÍMENES. Criação: Ludus Schola


 

Anaximandro (610-547 a.C.)

 

Anaximandro também era de Mileto. Corresponde ao terceiro filósofo da Escola Jônica. Para ele havia uma substância que mantinha o universo unido, como também pensava Tales. As pessoas, segundo ele, vieram dos peixes. Chegou a esboçar um mapa do mundo até então conhecido e inventou um relógio de sol. E isso faz algum sentido, relacionando as ideias dos primeiros filósofos da antiguidade, os pré-socráticos, difunde-se uma ideia de que o homem, não mais do macaco, como se acreditava algumas teorias absurdas, mas sim que se tenha originado dos peixes, assim como as demais espécies. Contudo, o pensamento antigo não está e nunca será obsoleto à realidade atual. Como filósofos podemos resgatar tais ideias do passado para assim compreender e trilhar por novos pensamentos e ideias, sustentar e certificar a fundo sobre teorias científicas que se afirmam na atualidade.

Para Anaximandro tudo provinha de um substrato etéreo, de caráter infinito, invisível, ao qual denominou como sendo o ápeiron, que não deriva de nada. Mas é a partir do ápeiron que surgem todos os elementos e mundos conhecidos, pois, ele acreditava que o mundo possuía a forma de um tambor e era cercado pelo ápeiron.

Os elementos estavam em constante luta, como elucidando que o ar é frio, a água úmida, e o fogo quente, demonstrando que são antagônicos entre si. Nesta luta cósmica, o princípio primário, deve ser, portanto, neutro, assim como o ápeiron, que em grego, significa infinito.



IMAGEM 05 - ANAXIMANDRO. Criação: Ludus Schola


 

 


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