Animais de pelo

IMAGEM 01 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Tomar o pelo dos animais é atividade a que o homem se dedica assiduamente desde os tempos pré-históricos, sobretudo nas regiões cujo clima faz de roupa quente artigo de primeira necessidade. Aos poucos, os caçadores aprenderam a distinguir qualidades de pelo e passaram a procurar só animais mais bem dotados em matéria de cobertores naturais.

Depois, aperfeiçoaram-se técnicas para curtir as peles, a fim de que durassem bastante sem perder a beleza. E beleza – resultado do tipo de pigmentação – é o que não falta ao pelo de muitas espécies de mamíferos peludos. 


Pela ordem, em família

Divididos em ordens e famílias, aí estão os animais de pelo de maior procura:


IMAGEM 02 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Ordem dos carnívoros – Família de Mustelídeos: pertencem a essa família, entre outros a doninha, o arminho, o vison, a zibelina e as martas. Todos esses animais vivem nas regiões nórdicas da Europa, Ásia e América. Seu pelo é ao mesmo tempo, macio e forte. Não é preciso dizer como são apreciados. Espécie interessante desse grupo é a lontra, de pelo marrom-escuro, curto e brilhante.


IMAGEM 03 - ACERVO LUDUS SCHOLA


IMAGEM 04 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Ordem dos Carnívoros – Família dos Canídeos: a raposa é seu representante mais nobre. Nas zonas temperadas da Europa, Ásia e África vivem raposas vermelhas, embora espécimes dessa cor sejam também encontradas na África do Norte. Além das vermelhas existem as prateadas e – nas regiões polares – as brancas azuladas.


IMAGEM 05 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Ordem dos Carnívoros – Família dos Felídeos: do gato caseiro ao grande ocelote e ao feroz leopardo. Pele de gato é macia, resistente, mas não pode jamais ser tingida. Exemplar de leopardo cuja pele é mais apreciada vem da Somália, na África: pelo curto, cores claras e as já famosas manchas negras. 

IMAGEM 06 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Ocelote (gato-onça) é um dos maiores felinos americanos: 1,40 m. seu pelo é grosso, liso e brilhante, acinzentado no fundo, com listras e manchas de marrom-escuro.


IMAGEM 07 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Ordem dos Ruminantes – Família dos Bovídeos: há o carneiro, filhote da ovelha, cuja pelagem pode ser ringida para assemelhar-se à do castor. E há o carneiro-da-pérsia, cujo pelo – geralmente negro – é brilhante e sedoso em regiões de clima quente e seco, úmido e opaco em climas frios.


IMAGEM 08 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Ordem dos Lagomorfa – Família dos Leporídeos: a ela pertencem os coelhos. Entre as numerosas raças de coelhos domésticos, alguns são criadas apenas para tirar-lhes a pele, muito resistente e acessível a tingimento.


IMAGEM 09 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Ordem dos Roedores – Família dos Capronídeos: exemplo típico é a nutria sul-americana, que habita de preferência a Argentina e o Chile, e se parece muito ao castor.


IMAGEM 10 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Ordem dos Roedores – Família dos Chinchilídeos
: a chinchila é animal dos mais procurados por causa de sua pele, que, de tão sedosa e suave, quase não se sente ao tato. Sua cor, cinza-claro, tende ao azul. O pelo chega a 4 cm de comprimento. A chinchila é animal pequeno – 50 cm do focinho à cauda – e vive só nos Andes.


IMAGEM 11 - ACERVO LUDUS SCHOLA


Nunca a tiros

Animais de peles valiosas nunca são caçadas a tiros. E isto por um motivo muito simples: a bala e o sangue estragariam a pele. O sangue deixa manchas e queima os pelos; estes cairiam durante o processo de curtimento. Assim, os bichos devem ser capturados vivos, com o máximo de cuidado; uma vez presos, são mortos a choques elétricos ou envenenados.

Sua pele é então retirada, salgada e passa por um processo de curtimento. Para um caso de vison, por exemplo, são necessárias cerca de 80 peles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAIXE OS NOVOS LIVROS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA ONLINE