Os etruscos

 

IMAGEM 01 - ACERVO LUDUS SCHOLA




Em fins do segundo milênio antes de Cristo, a Península Itálica estava na Idade do Ferro. Viviam ali os chamados povos itálicos — latinos, samnitas, venetos, úmbrios e sabinos. E, já em princípios do primeiro milênio antes de Cristo, ali se encontravam os etruscos. 
Quem eram eles e de onde vinham, ninguém sabia. O historiador grego Heródoto, que viveu no século V a.C., achava que deviam ter saído da região da Lídia, na Ásia Menor, passando pelo Egito e cruzando o Mediterrâneo. O romano Tito Lívio era de opinião que os etruscos haviam descido do Norte, através dos Alpes. E Dionísio de Alicarnasso, outro historiador, tinha uma terceira teoria: acreditava que os etruscos não tivessem vindo nem da Lídia nem do Norte, pois ter-se-iam originado na própria península. 
Seja qual for seu lugar de origem, o certo é que os etruscos se instalaram na região que corresponde à parte mais alta do cano da “bota” italiana. Abrindo clareiras nos bosques, ergueram suas cabanas e formaram os primeiros povoados, iniciando a exploração dos recursos locais. Estes eram tantos, que os etruscos prosperaram logo. No século X a.C. constituíam-se como povo organizado e no decorrer do século VIII descobriram e passaram a explorar numerosas minas de ferro, cobre, zinco e estanho. Além de bons artesãos, eram bons comerciantes. Trataram de usar o Mediterrâneo como rota comercial, para vender seus produtos nos diversos portos da Europa Central


IMAGEM 02 - ACERVO LUDUS SCHOLA



Enriquecia-se o povo da Etrúria. No século VI a.C., seus domínios estendiam-se dos Alpes ao mar Adriático, de Pisa ao mar Tirreno, incluindo todo Lácio e parte da Campânia. Roma — então um aglomerado de aldeias — transformou-se, sob a influência etrusca, numa imponente cidade cercada de muros. 
Em fins do século VI a.C. e no século V a.C., porém, o panorama se modifica: os etruscos são atacados e derrotados em diversos pontos de seu território, por uma coligação de gregos e latinos que haviam estabelecido focos de resistência em Cuma e em Roma. Em 430 a.C. são batidos pelos samnitas na região costeira da Campânia. No século IV a.C., são expulsos da Córsega por Dionísio de Siracusa e o vale do Pó é invadido pelos celtas. Os etruscos vão perdendo seu poder; o império se desintegra, extinguindo-se por completo quando Roma, por sua vez, se torna império.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAIXE OS NOVOS LIVROS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA ONLINE