É uma metodologia de Ensino que tem como base:
Também conhecido como "ARTES LIBERAIS" para determinar a metodologia de ensino empregada nas Escolas da Idade Média. O conceito é herança da Antiguidade Clássica, métodos já empregados pelos Romanos e Gregos.
As Artes Liberais para se chegar a verdade, denota ampla formação multidisciplinar, visando assim, objetivar a formação plena.
TRIVIUM - literalmente em latim, significa "articulação de três ramos do conhecimento". Eles se aglutinam, toldando a seara do conhecimento para desenvolver habilidades da expressão da Linguagem.
GRAMÁTICA - compreende o estudo da Língua e aspectos que expressam a Linguagem pelo meio da prática escrita. Ler e escrever, são ferramentas que se aperfeiçoam para manifestação da Linguagem, que é expressão do pensamento.
RETÓRICA - abrange os campos do conhecimentos que visam desenvolver a arte de bem falar, ou seja, usa a Linguagem de forma lógica e persuasiva, promovendo o desempenho do indivíduo em expressar-se socialmente.
DIALÉTICA - compreende os campos das ideias e explorar essas ideias para o desenvolvimento da análise, argumentação, expressão, emoções e etc. A Dialética na rotina escolar envolve todo e qualquer tipo de diálogo que o professor possui com o alunos ou todo o grupo.
Este método é dividido em duas partes, tais como:
Esta metodologia de ensino compunha a base curricular comum das escolas na Idade Média, durante o período da Filosofia Escolástica.
Ainda hoje, muitos países europeus e os Estados Unidos utilizam o Trivium e o Quadrivium como matrizes curriculares de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário